GRANDE PRÉMIO POESIA DA APE/CTT
PARA ARMANDO SILVA CARVALHO
O escritor Armando Silva Carvalho foi o vencedor, por unanimidade, da edição de 2008 do Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores/CTT com a colectânea «O Amante japonês». Nascido em 1938 em Olho Marinho, Óbidos, Armando da Silva Carvalho é um dos nomes mais destacados da poesia portuguesa de hoje, mas a sua obra estende-se também ao domínio da ficção.
Como poeta, escreveu, entre outros títulos, «Lírica consumível», «Os ovos de oiro», «Armas Brancas», «Técnicas de engate», «Sentimento de um ocidental», «O livro de Alexandre Bissexto», «Canis Dei» e «Sol a sol». Na ficção, é autor de «O alicate», «O uso e o abuso», «Portuguex», «Donamorta», «A vingança de Maria de Noronha», «Em nome da mãe», «O homem que sabia a mar» e, em parceria com Maria Velho da Costa, o «romance epistolar» intitulado «O Livro do Meio».
No agora premiado «O amante japonês», publicado pela Assírio e Alvim, o autor recorre ao que o ensaísta e crítico Fernando J.B. Martinho descreve como «um elemento fundamental na definição da sua poética», a ironia. Licenciado em Direito, Armando Silva Carvalho desenvolveu diversas actividades profissionais - tendo sido, por exemplo, professor do ensino secundário e técnico de publicidade - colaborou em jornais e revistas e assinou diversas traduções.
Diário Digital / Lusa - 7 de Julho de 2009-
GRANDE PRÉMIO APE DE CRÓNICA
PARA JOSÉ CUTILEIRO
O volume Bilhetes de Colares 1982-1998 (Assírio & Alvim), de A. B. Kotter, pseudónimo de José Cutileiro, acaba de vencer, por unanimidade, o Grande Prémio de Crónica Associação Portuguesa de Escritores/C. M. de Sintra. Do júri, que se reuniu ontem, fizeram parte Ernesto Rodrigues, José Manuel de Vasconcelos e Maria Augusta Silva.
Bibliotecário de Babel - 7 de Julho de 2009-
José Tolentino MendonçaNasceu na Madeira em 1965. É licenciado em Teologia pela Universidade Católica de Lisboa (com uma dissertação sobre a poesia de Ruy Belo - 1989), tendo sido ordenado Presbítero em 1990. Concluiu a licenciatura canónica em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma em 1992, e em 2004 o doutoramento em Teologia Bíblica, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica (com a tese A Construção de Jesus. Uma leitura narrativa de Lc 7,36-50). Actualmente, lecciona Estudos Bíblicos nessa faculdade.
Para alem de professor, é também poeta, ensaísta e tradutor. Publicou livros de poesia como Os Dias Contados (Funchal, Ed. SREC, 1990), Baldios (Ed. Assírio & Alvim, 1999), A Estrada Branca (Ed. Assírio & Alvim, 2005), Tábuas de Pedra (Ed. Assírio & Alvim, 2006) e La notte apre i miei occhi (Pisa, Ed. ETS, 2006). É também autor do texto dramático Perdoar Helena (Assírio & Alvim, 2005), levado à cena pela Companhia Lilás.tico, no Teatro Taborda. Traduziu obras como Cântico dos Cânticos, Nova Bíblia dos Capuchinhos, O Passo do Adeus (Cristina Campo) e Flor Brilhante (Hildegard von Bingen) e escreveu ensaios literários com os quais prefaciou livros de Ruy Belo, Teixeira de Pascoaes e Cristina Campo, entre outros.
Foi laureado com o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998) e com o Prémio PEN Clube de Ensaio (2004).
Ordenar por: Título | Ano de Edição | Preço
Página 1 de 1
Leitura Infinita (A) — Bíblia e Interpretação
José Tolentino Mendonça
Colecção: Peninsulares
Assírio & Alvim - 2008
Formato: Edição Brochada
ISBN: 978-972-37-1321-3
Preço de Capa: 20
Preço assirio.com: 18
Noite Abre Meus Olhos [Poesia Reunida] (A)
José Tolentino Mendonça
Colecção: Documenta Poetica
Assírio & Alvim - 2006
Formato: Edição Brochada
ISBN: 972-37-1133-8
Preço de Capa: 15
Preço assirio.com: 12
Indisponível!
Estrada Branca (A)
José Tolentino Mendonça
Colecção: Poesia Inédita Portuguesa
Assírio & Alvim - 2005
Formato: Edição Brochada
ISBN: 972-37-0998-8
Preço de Capa: 9
Preço assirio.com: 7.2
Perdoar Helena
José Tolentino Mendonça
Colecção: A Phala
Assírio & Alvim - 2005
Formato: Edição Brochada
ISBN: 972-37-0997-X
Preço de Capa: 9
Preço assirio.com: 8.1
Construção de Jesus (A)
José Tolentino Mendonça
Colecção: Peninsulares
Assírio & Alvim - 2004
Formato: Edição Brochada
ISBN: 972-37-0961-9
Preço de Capa: 19
Preço assirio.com: 17.1
Igual para Igual (De)
José Tolentino Mendonça
Colecção: Poesia Inédita Portuguesa
Assírio & Alvim - 2001
Formato: Edição Brochada
ISBN: 972-37-0630-X
Preço de Capa: 8
Preço assirio.com: 6.4
Indisponível!
Baldios
José Tolentino Mendonça
Colecção: Poesia Inédita Portuguesa
Assírio & Alvim - 1999
Formato: Edição Brochada
ISBN: 972-37-0542-7
Preço de Capa: 9.5
Preço assirio.com: 7.6
Indisponível!