Ficha do produto
Serão Inquieto
Código: 79338
Última edição: fevereiro de 2013
N.º de páginas: 160
Editor: Assírio & Alvim
ISBN: 978-972-37-1669-6
Normalmente segue para o correio em 24 horas
PÁGINAS
 

Sobre o livro

Sinopse
Em 1910, António Patrício deu ao prelo a primeira edição do livro de contos Serão Inquieto. À série de contos Diálogo com uma águia, O precoce, O homem das fontes, Suze e O Veiga, seguem-se Words, notas que António Patrício selecionou e transcreveu de um caderno de notas e atribui em nota de rodapé a um tal C.F., seu «ex-condiscípulo», que se despedira do autor «para casar, como outros se despedem para morrer», e que «não ferem sensivelmente a moral pública», sendo possivelmente «os senhores dirão - curiosas». Em 1920, saía a segunda edição do livro, diferindo da primeira por apresentar uma Errata, que é extensível à edição de 1910, e mais umas notas que acrescentam as Words. A edição que agora se apresenta resulta do confronto das duas edições anteriores e acrescenta-lhes uma terceira secção, inédita, constituída pelos Aforismos.

Serão Inquieto de António Patrício

Detalhes do produto


Serão Inquieto de António Patrício

Ano de edição ou reimpressão: 2013

Editor: Assírio & Alvim

Idioma: Português

Dimensões: 145 x 205 x 13 mm

Encadernação: Capa mole

Páginas: 160

Classificação: Contos

 

Outros livros

Bibliografia

2013  Assírio & Alvim
2007  Assírio & Alvim
Filho de uma família burguesa da cidade do Porto, António Patrício nasceu em 1878. Frequentou a Escola Naval, em Lisboa, mas é em Medicina que acaba por se formar, em 1908. Depois de implantada a República, António Patrício é nomeado cônsul de Portugal na Corunha, iniciando uma carreira diplomática que o levou a Cantão, Manaus, Bremen, Atenas e Istambul.
Enquanto escritor deixou obras em poesia e prosa, nomeadamente contos e peças de teatro. Nos seus livros refletem-se tendências simbolistas, decadentistas e saudosistas ligadas a uma escrita esteticamente cuidada e sensível. (...)