2021-10-01

Experiências e evidências do Universo

Mundo é o novo livro de Ana Luísa Amaral, uma das grandes vozes poéticas da nossa contemporaneidade

Partilhar:

Neste que é o primeiro livro de Ana Luísa Amaral depois do Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana e do Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda, a autora convoca-nos para uma paisagem de sons ao compasso de cheiros e de cores.

No seu Mundo, a poeta contempla em versos a abelha e a flor em descanso, a mesa e a faca pousada, as gentes e as suas interrogações.

 

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 7 de outubro.

 

GIRASSOL

 

se pousar nesta folha

um girassol

e o quebrar

o que sobra é o sol

dentro do céu;

parado;

ou o papel

aturdido e em

vertigem?

 

Sobre a autora

Ana Luísa Amaral ensinou na Faculdade de Letras do Porto e tem um doutoramento sobre Emily Dickinson. É autora de mais de duas dezenas de livros de poesia e livros infantis, e traduziu diversos autores para a nossa língua, como John Updike ou Emily Dickinson. A sua obra encontra-se traduzida e publicada em vários países, tendo obtido diversos prémios, de que destacamos o Prémio Literário Correntes d'Escritas, o Premio Letterario Poesia Giuseppe Acerbi ou o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores. Em outubro de 2020, foi galardoada com o prémio literário espanhol Leteo. Em novembro do mesmo ano foi-lhe atribuído o Prémio Literário Vergílio Ferreira pela totalidade da sua obra. Em maio de 2021, foi galardoada com o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, atribuído pelo Património Nacional Espanhol e pela Universidade de Salamanca, pelo seu contributo para o património cultural do espaço ibero-americano; no mesmo ano, recebeu o Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda. Escuro (2014), E Todavia (2018), What’s in a Name (2018) e Ágora (2020) são os seus títulos publicados pela Assírio & Alvim.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK