2018-06-12

Fernando Pessoa e a Literatura

Novo livro reúne textos, alguns inéditos, sobre estética, criação e crítica literária

Partilhar:

Sobre a Arte Literária é o livro de Fernando Pessoa que a Assírio & Alvim lança a 13 de junho, dia em que se celebram os 130 anos do nascimento do autor.

Além de poeta, ficcionista e dramaturgo, Fernando Pessoa escreveu sobre literatura, pela sua voz e através dos seus heterónimos. Esta antologia, que integra a coleção Pessoa Breve, é uma seleção dos seus melhores escritos sobre a arte literária, apresentando-nos, entre outras, reflexões sobre estética, criação literária, a literatura em ligação com outras artes, as várias correntes, e ainda textos de crítica literária. O livro inclui três textos inéditos e é organizado por Fernando Cabral Martins e Richard Zenith, que nos dizem no prefácio: «Todos os textos antologiados, pois, na sucessão dos seus modos de abordagem, que vão do carácter autobiográfico ao histórico e ao político, expõem as múltiplas direções de um pensamento. A literatura e a arte são para Pessoa uma matéria de reflexão, para além de um tópico de intervenção pública […].»

SOBRE O AUTOR

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de junho de 1888. Em vida apenas publicou uma ínfima parte da sua vasta obra. O trabalho em redor da famosa arca pessoana continua, ainda hoje, a mostrar ao público novos inéditos, alguns deles a revelar em livros futuros desta coleção. É, a par de Camões, o maior ícone da literatura portuguesa, estando traduzido em dezenas de línguas, do espanhol ao inglês, do russo ao japonês. Faleceu a 30 de novembro de 1935 na mesma cidade que o viu nascer.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK