2017-09-26

Novo livro de ficções de Fernando Pessoa, com inéditos agora revelados

A Porta e outras ficções reúne nove ficções, quatro delas inéditas

Partilhar:

A Assírio & Alvim publica a 28 de setembro A Porta e outras ficções, um novo livro de ficções de Fernando Pessoa, com edição e tradução de Ana Maria Freitas. Aqui estão reunidas nove ficções, quatro das quais inéditas, algumas escritas em português, outras em inglês (aqui apresentadas em versão bilingue), tendo as outras sido objeto de novas leituras e organização. O livro inclui duas tentativas de romance, as únicas na obra de Pessoa, que sempre evitou narrativas mais longas: Reacção, passado no final da monarquia, época de grandes conspirações, e Marcos Alves, as confissões de uma alma possuída pela «agoniada tristeza de não ter feito nada».

Os outros contos que formam este volume representam várias fases da vida criativa do autor, com especial incidência nos seus primeiros anos.

SOBRE O AUTOR

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa a 13 de junho de 1888. Em vida apenas publicou uma ínfima parte da sua vasta obra. O trabalho em redor da famosa arca pessoana continua, ainda hoje, a mostrar ao público novos inéditos, alguns deles a revelar em livros futuros desta coleção. É, a par de Camões, o maior ícone da literatura portuguesa, estando traduzido em dezenas de línguas, do espanhol ao inglês, do russo ao japonês. Faleceu a 30 de novembro de 1935 na mesma cidade que o viu nascer.