2019-10-23

O Livro dos Gatos Práticos do Velho Gambá

Livro de T.S. Eliot que inspirou o musical Cats chega às livrarias com tradução de Daniel Jonas

Partilhar:

O Livro dos Gatos Práticos do Velho Gambá reúne um conjunto de poemas sobre gatos que T.S. Eliot foi escrevendo, durante a década de 30, em cartas para os seus afilhados. Publicado primeira vez em 1939, serviu de base para o famoso musical composto por Andrew Lloyd Webber, Cats, e a 24 de outubro chega às livrarias portuguesas, com chancela Assírio & Alvim.

Com tradução de Daniel Jonas, esta edição bilingue conserva as ilustrações originais de Edward Gorey. O ÚLTIMO BASTIÃO DO TIGRUNHO

Tigrunho era de armas, numa barca a vaguear:
Um gato do mais bravo dos que vão pró alto mar.
De Gravesenda a Vau de Bois, é mau que se desunha,
«O Terror do Tamisa» leva ufano por alcunha.

De modos pouco amigos e de olhar amargo;
De traje roto e sujo, e nos joelhos largo;
Sem parte da orelha, e não direi porquê,
E punha um olho mau, de um olho que ‘inda vê.
[…]

SOBRE O AUTOR

T.S. Eliot (1888, Missouri – 1965, Londres) foi poeta, dramaturgo, crítico literário e editor. Nascido em St. Louis, Missouri, EUA, mudou-se para Inglaterra em 1914, aos 25 anos. Tornou-se cidadão britânico em 1927, renunciando ao passaporte americano. O seu poema The Love Song of J. Alfred Prufrock (1915) foi considerado uma obra-prima do movimento modernista, e a este se seguiram algumas das mais famosas obras poéticas em língua inglesa, nomeadamente The Waste Land (1922), The Hollow Men (1925) e Ash Wednesday (1930). A publicação de Four Quartets, em 1943, levou ao reconhecimento de Eliot como um dos maiores poetas e homens de letras ingleses. São também célebres as suas sete peças de teatro, em particular Murder in the Cathedral (1935) e The Cocktail Party (1949). Em 1948, recebeu o Prémio Nobel da Literatura.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK