2024-09-30

Poemas que são moinhos ao contrário

Celebrando quatro décadas de poesia, uma nova Dobra no dizer de Adília Lopes

Partilhar:

Esta edição de Dobra, agora publicada pela Assírio & Alvim, abarca toda a produção poética de Adília Lopes, de 1983 a 2023. Aqui estão reunidos os 36 livros da poeta, desde a estreia em Um jogo bastante perigoso até ao mais recente Choupos, publicado em maio do ano passado e que consta entre os semifinalistas ao Prémio Oceanos.

«A poesia de Adília Lopes é uma estação fundamental e singular no percurso da poesia portuguesa desde os anos 80. O seu grande triunfo consistiu em renunciar completamente ao lirismo e às suas tonalidades afetivas, mantendo uma densidade que advém da exploração linguística, em todos os níveis», sublinhou em tempos António Guerreiro, quanto à singularidade desta obra que há muito ultrapassou fronteiras e se encontra traduzida para várias línguas.

 

O livro já se encontra disponível online e nas livrarias.

 

Ao próximo

dou a mão

ou a lira

é em vão

 

Escrevo

este poema

para os

e as

que não têm

mãos

 

SOBRE A AUTORA

Adília Lopes, pseudónimo literário de Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira, nasceu em Lisboa, em 1960. Frequentou a licenciatura em Física, na Universidade de Lisboa, que viria a abandonar quando já estava prestes a completá-la. Começa a publicar a sua poesia no Anuário de Poetas não Publicados da Assírio & Alvim, em 1984. Antes disso, em 1983, começa uma nova licenciatura, em Literatura e Linguística Portuguesa e Francesa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pelo meio, antes de a terminar, publica o seu primeiro livro de poesia, Um Jogo Bastante Perigoso, em edição de autor (1985). Da sua extensa obra poética, destacam-se ainda os títulos Irmã Barata, Irmã Batata (2000), Manhã (2015), Bandolim (2016), Estar em Casa (2018), Dias e Dias (2020) e Choupos (2023). Dobra (2024) é a mais recente reunião da sua obra publicada. Tem colaborado em diversos jornais e revistas, em Portugal e no estrangeiro, com poemas, artigos e poemas traduzidos.