2024-03-01

Quando o mundo já não é o mundo

Nocturama, de Luís Quintais

Partilhar:

As palavras são animais esquivos, imprecisos e noturnos. É desse pressuposto que Nocturama lança mão para descobrir de que sombras se densifica a linguagem: poemas que se desdobram num acordeão impressionante, para nos trazerem de forma bastante escura e às vezes irónica a suprema dúvida do real.

Morte e sombra, filosofia e viagens, mente e sentidos, a Natureza nas suas mais sublimes formas e texturas, tudo cabe nestes mais de noventa poemas.

 

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 7 de março.

 

ESTRELAS

 

As estrelas

haverão de enternecer-se

com tão pobres palavras.

 

E deixaremos de estar frios,

consumidos. E deixaremos

de estar sós.

 

SOBRE O AUTOR

Luís Quintais nasceu em 1968 em Angola. Antropólogo, poeta e ensaísta, leciona no Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra. Como antropólogo tem publicado ensaios em diversas revistas da especialidade sobre as implicações sociais e culturais do conhecimento biomédico, em particular sobre a psiquiatria e seus contextos. Desenvolve atualmente investigação sobre as interações entre biotecnologias, arte e cognição. A sua já extensa obra poética tem vindo a ser reconhecida pelos leitores e pela crítica, e tem sido distinguida com diversos prémios.