Login
Para aceder, necessita de introduzir os seus dados de acesso. Se já é um revendedor registado, preencha os seguintes dados:
Ainda não é revendedor Porto Editora?
Saiba quais os elementos necessários para abertura de uma conta cliente.
Para mais informações, contacte-nos através de um dos seguintes contactos:
Telefone: (+351)22 608 83 12
Fax: (+351)22 608 83 13
Jacques Prevel
biografia
Jacques Marie Prevel foi um poeta francês, nascido a 27 de julho de 1915 em Bolbec. Largou Le Havre por Paris durante a ocupação nazi, na esperança de perseguir o seu sonho de escritor. Não tendo encontrado quem lhe editasse a obra, acabou por publicar ele mesmo as suas três coletâneas de poesia. O seu livro mais conhecido, publicado postumamente, é um comovente diário dos dias passados Em Companhia de Artaud (1974). Dessa amizade, que ia desde o respeito intelectual à partilha do ópio, é possível entrever a rede de poetas, editores, redatores de revistas literárias e amigos à deriva em Paris, entre 1930 e finais de 1940. Exausto pela tuberculose, morreu a 27 de maio de 1951.
livros
Durante a sua vida, Jacques Prevel publicou apenas três opúsculos de poemas, impressos com grande dificuldade: Poemas Mortais (1945), Poemas para Toda a Memória (1947) e De Cólera e de Ódio (1950). Famoso companheiro de Antonin Artaud e testemunha dos seus últimos anos em Paris, Prevel enviara-lhe os seus poemas para o asilo de Rodez, acolhendo-o depois em Paris no dia seguinte à sua libertação, em 1946. Este encontro marca profundamente a sua obra, aqui reunida sob o título Sou Certamente Um Monstro, que nos mostra um mundo infinito entre o sonho e o quotidiano, o nojo à sociedade e aos valores do século XX francês.
Ver Mais