Login
Para aceder, necessita de introduzir os seus dados de acesso. Se já é um revendedor registado, preencha os seguintes dados:
Ainda não é revendedor Porto Editora?
Saiba quais os elementos necessários para abertura de uma conta cliente.
Para mais informações, contacte-nos através de um dos seguintes contactos:
Telefone: (+351)22 608 83 12
Fax: (+351)22 608 83 13
notícias
O que farei quando tudo desaparece?
2021-04-30 / O Livro da Piedade e da Morte, de Pierre Loti
biografia
Pierre Loti, pseudónimo do escritor e oficial da marinha Louis-Marie-Julien Viaud, nasceu em Rochefort, em França, a 14 de janeiro de 1850. A sua carreira naval permitiu que viajasse pelo mundo, experiência que irá marcar fortemente os seus romances autobiográficos e impregnados de um exotismo nostálgico. Embora dispensado das reuniões presenciais devido aos seus deveres militares, o autor foi eleito membro da Academia Francesa a 21 de maio de 1891, facto que explicará o respeito que os seus pares escritores lhe deverão ou ainda a decisiva influência que desempenhou, a título exemplar, na obra de Marcel Proust. Escrevendo a um ritmo incessante, entre um a dois livros por ano, Loti fala-nos de lugares tão diversos como a China, o Japão, o Senegal, Marrocos ou a ilha de Páscoa. Destacam-se as suas obras O Pescador de Islândia (1886), O Livro da Piedade e da Morte (1891) e As Desencantadas (1906). Morre a 10 de junho de 1923, em Hendaye.
livros
Exemplo de uma honestidade crua, O Livro da Piedade e da Morte é possivelmente a obra mais comovente de Pierre Loti. Em onze pequenos textos, cruzam-se os relatos daqueles – humanos e animais – cujas vidas o escritor quis imortalizar face ao efeito irreparável da morte: as memórias da tia Claire, as brincadeiras de duas gatas, ou o luto das viúvas de marinheiros islandeses, fragmentos de uma vida cristalizados nestas breves páginas.
Ver Mais
notícias
O que farei quando tudo desaparece?
2021-04-30 / O Livro da Piedade e da Morte, de Pierre Loti