Login
Para aceder, necessita de introduzir os seus dados de acesso. Se já é um revendedor registado, preencha os seguintes dados:
Ainda não é revendedor Porto Editora?
Saiba quais os elementos necessários para abertura de uma conta cliente.
Para mais informações, contacte-nos através de um dos seguintes contactos:
Telefone: (+351)22 608 83 12
Fax: (+351)22 608 83 13
RV
Ricardo Vasconcelos
biografia
Ricardo Vasconcelos é professor de Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade Estadual de San Diego (Califórnia), onde dirige o programa de português. As suas áreas de investigação sobre literatura moderna e contemporânea incluem as relações entre os modernismos português e brasileiro e as vanguardas europeias, e neste contexto tem dedicado particular atenção à obra de Mário de Sá-Carneiro. Coordena, na Tinta-da-china, as edições críticas dos trabalhos de Mário de Sá-Carneiro.
livros
«Neste tempo em que um nó de desentendimento se aperta em torno dos estudos literários, a publicação do longo ensaio dedicado por Ricardo Vasconcelos à poesia de Luís Miguel Nava é duplamente de saudar: pelo modo como este estudo faz justiça à inquestionável qualidade e à originalidade absoluta desta obra poética, e pela forma como tal decorre da profundidade e da atenção de uma leitura que maneja instrumentos teóricos e analíticos específicos dos estudos literários, de maneira a garantir que a poeticidade dos textos emestudo nunca seja ignorada, ou sequer subestimada. Muito pelo contrário, pode mesmo dizer-se que é a valorização dessa inequívoca condição de poeticidade que orienta a selecção dos diferentes aspectos da poética de Nava destacados neste trabalho. O universo poético de Luís Miguel Nava, tão estranho quanto único, tão capaz de transmitir uma imensa sensação de fisicidade e concreção quanto de produzir efeitos de transfiguração que nunca deixam de surpreender o leitor, assenta, antes de mais, na constante experimentação dos limites da linguagem.Não surpreende, por isso, que o fio aglutinador dos diferentes passos da leitura agora proposta seja a noção de excesso, permanentemente articulada com a ideia de limite, ideia que aqui assume uma posição móvel, tanto mais quanto o recurso aos conceitos de excesso e de limite visa propiciar a elucidação de uma poética de quase-apresentação pela qual LuísMiguel Nava se confronta com o sublime.» RosaMariaMartelo
Ver Mais