Login
Para aceder, necessita de introduzir os seus dados de acesso. Se já é um revendedor registado, preencha os seguintes dados:
Ainda não é revendedor Porto Editora?
Saiba quais os elementos necessários para abertura de uma conta cliente.
Para mais informações, contacte-nos através de um dos seguintes contactos:
Telefone: (+351)22 608 83 12
Fax: (+351)22 608 83 13
António Maria Lisboa
notícias
Uma busca incessante em verso
2022-03-08 / Nova edição de Poesia, de António Maria Lisboa, «o mais importante poeta surrealista português», nas palavras de Mário Cesariny, organizador deste volume
biografia
António Maria Lisboa nasceu em Lisboa a 1 de agosto de 1928. É um dos autores principais do texto coletivo A Afixação Proibida, e a sua "conferência-manifesto" Erro Próprio é consensualmente reconhecida como um dos mais decisivos textos do movimento Surrealista. Entre viagens, escreveu muitos poemas e preparou alguns livros, como Ossóptico (1952) ou Isso Ontem Único (1953). Em 1953, não resistiu à tuberculose que o acometia e morreu, em Lisboa, aos vinte e cinco anos.
livros
«Desaparecido em plena juventude, António Maria Lisboa deixou uma obra escassa mas nem por isso menos fulgurante. Preocupado com uma verdadeira aproximação às culturas exteriores à tão celebrada civilização ocidental, há na sua poesia uma busca incessante de um futuro tão antigo como o passado. Pode, e decerto deve, ser considerado o mais importante poeta surrealista português, pela densidade da sua afirmação e na "direcção desconhecida" para que aponta.» Assim nos é apresentado o jovem poeta pelo amigo e companheiro surrealista Mário Cesariny, organizador deste volume de toda a produção de António Maria Lisboa.
Ver Mais
notícias
Uma busca incessante em verso
2022-03-08 / Nova edição de Poesia, de António Maria Lisboa, «o mais importante poeta surrealista português», nas palavras de Mário Cesariny, organizador deste volume