Login
Para aceder, necessita de introduzir os seus dados de acesso. Se já é um revendedor registado, preencha os seguintes dados:
Ainda não é revendedor Porto Editora?
Saiba quais os elementos necessários para abertura de uma conta cliente.
Para mais informações, contacte-nos através de um dos seguintes contactos:
Telefone: (+351)22 608 83 12
Fax: (+351)22 608 83 13
notícias
Breve, mas de uma excecional intensidade
2024-04-11 / Entre Sílabas e Lavas, a poesia completa de Nuno Guimarães
biografia
Nuno Guimarães nasceu em Vila Nova de Gaia a 29 de agosto de 1942. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Coimbra. Depois de ter servido em Angola, onde exerce o professorado e vem a casar, regressa ao Porto para continuar a dar aulas. Embora tenha colaborado em várias antologias e revistas de poesia, estreia-se em livro com Corpo Agrário (1970), a que se seguirá Os Campos Visuais (1973). Morreu a 15 de agosto de 1973, aos trinta anos. Não obstante a sua brevíssima obra e morte prematura, Nuno Guimarães parece ter sido um «poeta dos poetas»: não foram poucos os elogios e homenagens de Herberto Helder, Ruy Belo, Gastão Cruz, Rui Nunes, entre muitos outros admiradores da sua poesia.
livros
A obra de Nuno Guimarães, que nos legou apenas dois livros e um número restrito de poemas não publicados e dispersos, tem a força de um gigante desconhecido capaz de nos fascinar ao longe. Cúmplice e herdeiro das inovações propostas pela Poesia 61, estes são versos burilados e tersos. Nas palavras de Herberto Helder: «Que a sua obra nos não descanse. Para a merecermos, que ela bem merece.»
Ver Mais
notícias
Breve, mas de uma excecional intensidade
2024-04-11 / Entre Sílabas e Lavas, a poesia completa de Nuno Guimarães