Login
Para aceder, necessita de introduzir os seus dados de acesso. Se já é um revendedor registado, preencha os seguintes dados:
Ainda não é revendedor Porto Editora?
Saiba quais os elementos necessários para abertura de uma conta cliente.
Para mais informações, contacte-nos através de um dos seguintes contactos:
Telefone: (+351)22 608 83 12
Fax: (+351)22 608 83 13
Tao Yuanming
notícias
Poesia e Prosa
2019-09-26 / Tao Yuanming, o «poeta da reclusão», chega às livrarias portuguesas
biografia
Tao Yuanming (365-427), também conhecido como Tao Qian ou Tao Ch’ien, nasceu em Xunyang (atual Jiujiang), na China. É um dos maiores poetas chineses. Nascido numa família aristocrática empobrecida, Tao Qian trabalhou durante 10 anos num pequeno cargo público para sustentar os seus pais. Repelido, no entanto, pelo excesso de formalidade e pela corrupção generalizada, demitiu-se da sua função e retirou-se, com a mulher e os filhos, para uma pequena aldeia a sul do rio Yangtzé. Apesar das dificuldades da vida de agricultor e da frequente escassez de comida, Tao vivia satisfeito, escrevendo poesia, cultivando os crisântemos que se tornaram inseparavelmente associados aos seus versos, e bebendo vinho, outro tema comum na sua escrita. Foi considerado o primeiro grande poeta do movimento da Poesia dos Campos e Jardins (tianyuan), uma poesia inspirada em temas pastorais. Essencialmente taoista na sua abordagem filosófica da vida e da morte, adotou também, livremente, elementos...
Tao Yuanming (365-427), também conhecido como Tao Qian ou Tao Ch’ien, nasceu em Xunyang (atual Jiujiang), na China. É um dos maiores poetas chineses. Nascido numa família aristocrática empobrecida, Tao Qian trabalhou durante 10 anos num pequeno cargo público para sustentar os seus pais. Repelido, no entanto, pelo excesso de formalidade e pela corrupção generalizada, demitiu-se da sua função e retirou-se, com a mulher e os filhos, para uma pequena aldeia a sul do rio Yangtzé. Apesar das dificuldades da vida de agricultor e da frequente escassez de comida, Tao vivia satisfeito, escrevendo poesia, cultivando os crisântemos que se tornaram inseparavelmente associados aos seus versos, e bebendo vinho, outro tema comum na sua escrita. Foi considerado o primeiro grande poeta do movimento da Poesia dos Campos e Jardins (tianyuan), uma poesia inspirada em temas pastorais. Essencialmente taoista na sua abordagem filosófica da vida e da morte, adotou também, livremente, elementos do confucionismo e do budismo.
Ver Mais
livros
Haverá provavelmente uma afirmação que se pode fazer sem correr grandes riscos, a de que Tao Yuanming (365-427), ou Tao Qian, ou Tao Ch’ien, é o mais aclamado poeta chinês anterior à grande época poética da História da China que foi o período da Dinastia Tang. É um dado adquirido que entre os séculos VII e X (618-907) a China conheceu o apogeu de uma tradição poética que contudo possuía já todos os seus alicerces, sendo um deles, sem dúvida, Tao Yuanming. Este livro apresenta-nos uma pequena antologia de um dos grandes clássicos da literatura chinesa, com introdução e versões portuguesas de Manuel Afonso Costa.
Ver Mais
notícias
Poesia e Prosa
2019-09-26 / Tao Yuanming, o «poeta da reclusão», chega às livrarias portuguesas
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.
OK