2017-11-10

A Noite e o sonho no teatro

Peça de Manuel António Pina com nova edição ilustrada por Abigail Ascenso. Será lançada a 18 de novembro, dia de aniversário do poeta

Partilhar:

A Noite, uma peça de teatro de Manuel António Pina estreada em janeiro de 2001 no Teatro da Vilarinha, no Porto, pela companhia Pé de Vento, regressa agora num livro ilustrado por Abigail Ascenso e com chancela Assírio & Alvim. Nas livrarias a 16 de novembro, A Noite será lançado a 18 de novembro, data de aniversário de Manuel António Pina, numa sessão evocativa do autor que começa às 21:30 no Teatro da Vilarinha.

Ao longo desta história, dois irmãos esperam o regresso da mãe a casa, e com esse tempo real de espera, de preocupação e de medo mistura-se a recordação do passado e a fantasia das duas crianças. Uma peça que mistura a realidade e o sonho, onde, de modo extremamente poético, os tempos passado e presente se confundem e as memórias ganham corpo.

SOBRE O AUTOR

Jornalista e escritor, Manuel António Pina nasceu em 1943, no Sabugal, Beira Alta, e faleceu a 19 de outubro de 2012, no Porto. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, exerceu a advocacia e foi técnico de publicidade. Abraçou a carreira de jornalista no Jornal de Notícias, onde passou a editor e mais tarde a cronista. A sua colaboração nos media também passou pela rádio e pela televisão. Poeta e autor de livros para a infância e juventude, ao longo da sua vida literária a sua obra foi homenageada com diversos prémios, entre os quais: Prémio Literário da Casa da Imprensa (1978); Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens e Menção do Júri do Prémio Europeu Pier Paolo Vergerio da Universidade de Pádua (1988); Prémio do Centro Português de Teatro para a Infância e Juventude (1988); Prémio da Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários (2001); Grande Prémio de Poesia da APE/CTT (2005); Prémio Camões (2011). Já a título póstumo foi ainda galardoado com o Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, e com o Prémio Especial da Crítica dos Prémios de Edição Ler/Booktailors 2012.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK