2018-02-20

A poesia completa de Luís Filipe Castro Mendes

Poemas Reunidos é apresentado dia 13 de março, no Grémio Literário

Partilhar:

No ano em que se comemoram 35 anos de carreira literária de Luís Filipe Castro Mendes, a Assírio & Alvim publica a 22 de fevereiro Poemas Reunidos, a sua poesia completa, revisitada pelo autor. A 13 de março, pelas 19:00, no Grémio Literário, em Lisboa, este livro será apresentado por António Guerreiro e Nuno Júdice, autor do prefácio desta edição, seguindo-se leituras por Jorge Silva Melo.

No prefácio, Nuno Júdice diz-nos, referindo-se ao momento da afirmação literária do poeta na década de 80: «ele surge como um dos que prescrevem o que se pode chamar regresso a uma expressão mais pura do lirismo, de que a elegia é um dos modelos, remetendo quer para as Elegias de Rilke quer para um imaginário associado a uma vivência do mundo que é marcada pela dupla experiência do amor e da morte, reunindo esses contrários num conflito essencial que faz explodir dramaticamente o poema.»
Deem-me algumas flores sobre um muro
onde eu possa colher a vida escassa
que palpita e me dói neste tão duro
travo de terra em cada voz que passa

O AUTOR

Luís Filipe Castro Mendes nasceu em 1950 e, ainda muito cedo, entre 1965 e 1967, foi colaborador do jornal Diário de Lisboa-Juvenil. Em 1974, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e desenvolveu, a partir de 1975, uma carreira diplomática, tendo nomeadamente sido Cônsul Geral no Rio de Janeiro e depois Embaixador em Budapeste, Nova Deli, junto da UNESCO e, mais tarde, junto do Conselho da Europa, em Estrasburgo. É o Ministro da Cultura do XXI Governo Constitucional da República Portuguesa. Enquadrável numa estética pós-modernista, a sua obra revela um universo enigmático onde o fingimento e a sinceridade, o romântico e o clássico, a regra e o jogo conduzem às realizações mais lapidares e expressivas.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK