2018-09-18

A poesia de Ron Padgett chega às livrarias portuguesas

Antologia de poeta americano é publicada pela Assírio & Alvim, com seleção e tradução de Rosalina Marshall

Partilhar:

A 20 de setembro é pela primeira vez publicada em Portugal a poesia de Ron Padgett, um dos mais proeminentes poetas contemporâneos norte-americanos. Poemas Escolhidos, com chancela Assírio & Alvim, é o título desta antologia bilingue com tradução, seleção e introdução de Rosalina Marshall, que trabalhou diretamente com o autor.

Esta edição apresenta-nos uma amostra heterogénea da criação poética do autor, desde a década de 60 até aos anos mais recentes, e que atravessa o imaginário da infância, o processo da criação poética, a vida, a morte e o amor. Versos inesperados, coloquiais e não raro surrealizantes, com temas que ilustram desde o quotidiano mais simples às mais profundas reflexões existenciais.

SOBRE O AUTOR

Poeta, editor e tradutor, Ron Padgett nasceu em 1942 em Tulsa, Oklahoma. Aos 17 anos, ainda na escola secundária e em conjunto com os seus colegas Dick Gallup e Joe Brainard, fundou a revista literária The White Dove Review, para a qual submeteram poemas alguns dos mais importantes poetas seus contemporâneos – Allen Ginsberg, Jack Kerouak, entre muitos outros. Em 1960 mudou-se para Nova Iorque, onde estudou Literatura Inglesa e Comparada no Columbia College. Nesta altura passou também um ano em Paris, com uma bolsa Fulbright, a estudar e a traduzir literatura francesa do século XX. Foi na década de 60 que começou a publicar a sua poesia e traduções, tendo publicado diversos livros, entre eles Great Balls of Fire; You Never Know; How to Be Perfect; How Long (finalista do Pulitzer Prize); e Collected Poems (vencedor do L.A. Times Book Prize). Em 2016, vários poemas de Padgett figuraram no filme Paterson, de Jim Jarmusch, incluindo dois escritos expressamente para o filme.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK