2019-09-13

Almada Negreiros e o Cinema

Sobre Cinema é o novo título da coleção Almada Breve

Partilhar:

«Almada foi actor num filme mudo, escreveu sobre Chaplin e esteve atento desde a primeira hora ao cinema, o qual marcou indelevelmente a sua obra plástica e literárias», diz-nos Mariana Pinto dos Santos na introdução ao livro Sobre Cinema, de José de Almada Negreiros, que a Assírio & Alvim publica a 19 de setembro na sua coleção Almada Breve.

Artistas do século xx como José de Almada Negreiros foram profundamente marcados pelo cinema, a arte por excelência da modernidade. Reúnem-se neste volume textos, desenhos, entrevistas, correspondência, projetos, que revelam a presença assídua do cinema na sua vida e obra, não só como espectador, mas também enquanto criador, mostrando uma sua faceta até agora pouco estudada. Na coleção Almada Breve, que procura reunir o essencial da obra do autor, estão já publicados os livros Ficções Escolhidas, Manifestos, Teatro Escolhido e Poemas Escolhidos.

SOBRE O AUTOR

Nascido em São Tomé em 1893, José de Almada Negreiros viveu em Portugal e revelou-se como um artista e um escritor multifacetado: artista plástico, poeta, ensaísta, romancista e dramaturgo, ligou-se em 1913 ao grupo modernista. Com Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, formou o grupo da revista Orpheu, tendo mais tarde lançado a revista Sudoeste e promovido uma série de conferências. Sempre desejou que a produção artística se orientasse pela linha de renovação dos países já animados do espírito europeu – o que pode explicar a tendência provocatória de alguns dos seus manifestos (com destaque para o conhecido Manifesto Anti-Dantas) e o ter participado e fomentado muitas das manifestações culturais realizadas no seu tempo em Portugal. Ao nível da prosa literária, deve-se destacar o seu romance Nome de Guerra. Faleceu em 1970 em Lisboa.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK