2017-11-06

As várias artes de Almada Negreiros numa só: o Teatro

Novo volume da coleção Almada Breve é dedicado aos textos dramáticos do autor

Partilhar:

A Assírio & Alvim lança a 9 de novembro o quarto volume da coleção Almada Breve: Teatro Escolhido, uma antologia das peças de teatro de José de Almada Negreiros com edição de Fernando Cabral Martins e Luis Manuel Gaspar.

O teatro é uma arte total que centra, em Almada Negreiros, as suas muitas artes. As peças aqui reunidas foram um dos autorretratos mais fiéis de um grande modernista português e, neste livro, podemos encontrar Antes de Começar, Deseja-se Mulher, O Público em Cena (versão definitiva, inédita em português), Aquela Noite e Aqui Cáucaso. Na introdução a esta edição, escreve Fernando Cabral Martins sobre a dramaturgia almadiana: «Assim é o teatro modernista de Almada Negreiros: vibrante, pensante, realista e quase abstracto. E poético, também, como nas histórias de desencontros que conta, entre personagens que se vão movendo numa zona de transição entre casos concretos e ideias, pessoas e símbolos. E singular, sempre.»

SOBRE O AUTOR

Nascido em São Tomé em 1893, José de Almada Negreiros viveu em Portugal e revelou-se como um artista e um escritor multifacetado: artista plástico, poeta, ensaísta, romancista e dramaturgo, ligou-se em 1913 ao grupo modernista. Com Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, formou o grupo da revista Orpheu, tendo mais tarde lançado a revista Sudoeste e promovido uma série de conferências. Sempre desejou que a produção artística se orientasse pela linha de renovação dos países já animados do espírito europeu – o que pode explicar a tendência provocatória de alguns dos seus manifestos (com destaque para o conhecido Manifesto Anti-Dantas) e o ter participado e fomentado muitas das manifestações culturais realizadas no seu tempo em Portugal. Ao nível da prosa literária, deve-se destacar o seu romance Nome de Guerra. Faleceu em 1970 em Lisboa.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK