2023-03-31

Da misteriosa força que nos agarra ao mundo

Órbitas assinala a estreia de Paulo Tavares na coleção Poesia Inédita

Partilhar:

Da natureza transitória das coisas, ensinou-nos Lucrécio a crer que a nossa alma se dispersaria junto com o corpo e toda a poeira cósmica do universo. Mas existem centros gravitacionais que elipticamente nos seguram aqui e agora. É dessa misteriosa força que nos fala Órbitas, de Paulo Tavares.

Poesia nómada que descreve o mundo em clarões, momentos estelares entretecidos na música. A obra é composta por duas partes dialogantes: «Presente, Idade Futura» e «Pilar do Mundo».

 

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 6 de abril.

 

A sessão de lançamento realiza-se a 29 de abril, às 18h30, na Cossoul – Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, em Lisboa. A obra será apresentada por Frederico Pedreira. As leituras ficarão a cargo de Sara M. Felício e Gustavo de Matos Sequeira.

 

Os dias continuam amenos e explosivos,

sem peito feito, talvez

um pouco mais frios os contactos imediatos,

 

abundante a evanescência fabulosa

e, ao mínimo toque, impenetráveis as oclusões,

 

os espaços gregários são garantidos por atacado,

enquanto os traficantes de almas

abrem porões, caixas-de-ar,

preparam oracularmente a sua incisão,

 

os cânticos de perpétuos salvamentos

confundem-se em peditórios,

 

como um longo braço caído

em águas turvas:

 

e ainda te pedirão contas pelo naufrágio.

 

SOBRE O AUTOR

Paulo Tavares nasceu em 1977. Foi professor de Português e Inglês. É tradutor na área da ficção (Daniel Defoe, Jonathan Swift, A. S. Byatt, Ray Bradbury, Viet Thanh Nguyen) e tem traduzido também obras de economia, política, história, neurociência, cultura e antropologia (Joseph Stiglitz, Jeremy Rifkin, Barry Strauss, Anne Applebaum, Miguel Nicolelis, Frank Dikötter, David Graeber, David Wengrow, Louis Menand). Cofundou a Artefacto, da qual é editor, e o Reverso – Encontro de autores, artistas e editores independentes. Foi diretor artístico e presidente da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. Encenou as peças de teatro Uma Rua em St. Louis e Desmaterialização. Antes de Órbitas, publicou quatro livros de poesia: Pêndulo, Minimal Existencial, Linhas de Hartmann e Capitais.