2017-10-04

Entender o «lado errado» da história

Javier Cercas regressa à Guerra Civil espanhola a partir do seu próprio passado em O Monarca das Sombras

Partilhar:

Depois de Soldados de Salamina, provavelmente a mais famosa obra de Javier Cercas, o autor regressa ao tema da Guerra Civil espanhola com O Monarca das Sombras, que a Assírio & Alvim publica a 12 de outubro. Este não é, contudo, um livro apenas sobre a guerra, mas sobretudo sobre a herança que deixou. E para falar destes temas recorre à sua própria família e dá lugar de protagonista a Manuel Mena, seu tio-avô materno, que cedo se alistou no exército de Franco, no “lado errado” da história, e acabou por morrer com 19 anos na batalha do Ebro, a mais sangrenta da Guerra Civil. Neste “romance sem ficção”, como Cercas o classifica, surgem a completar o triângulo da trama o próprio autor e sua mãe, os dois com perspetivas muito distintas sobre este herói familiar.

Amplamente elogiado pela crítica, este é um livro que procura refletir sobre como o passado serve para entendermos o presente, e para nos resguardarmos para o futuro, nomeadamente quando o que está em causa são valores essenciais para uma sociedade livre.

SOBRE O AUTOR

Javier Cercas nasceu em Ibahernando, Cáceres, em 1962. Os seus livros foram traduzidos para mais de trinta línguas e obtiveram diversos prémios, de que destacamos: Prémio Nacional de Literatura, Prémio Cidade de Barcelona, Prémio Salambó, Prémio da Crítica do Chile, Prémio Llibreter, Prémio Qué Leer, Prémio Grinzane Cavour, Prémio The Independent Foreign Fiction, Prémio Arcebispo Juan de San Clemente, Prémio Cálamo, Prémio Mondello, Prémio Internacional Terenci Moix e The European Athens Prize for Literature. Em 2011 foi-lhe atribuído o Prémio Internacional do Salão do Livro de Turim pelo conjunto da sua obra. Foram publicados em Portugal os seus livros Soldados de Salamina, A Velocidade da Luz, Anatomia de um Instante, As Leis da Fronteira (vencedor do Prémio Literário Casino da Póvoa / Correntes d’Escritas 2016) e O Impostor.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK