2019-09-26

Falésia, uma história que atravessa gerações

Vítor Nogueira estreia-se na Assírio & Alvim com um surpreendente romance

Partilhar:

Com mais de vinte livros publicados, Vítor Nogueira estreia-se no catálogo da Assírio & Alvim com o romance Falésia, que chega às livrarias a 3 de outubro.

Romancista, poeta e ensaísta, Vítor Nogueira apresenta-nos, neste livro, uma história surpreendente, com a Segunda Guerra Mundial em pano de fundo, e em particular os refugiados judeus que passaram nessa época pela Ericeira. Os anos 40 cruzam-se assim com o presente, quando Marta Almeida chega à Ericeira em busca de informações sobre um desses refugiados: o seu avô, que não conheceu. Neste romance, narrado por um personagem em pleno transe hipnótico, Vítor Nogueira visita uma época marcante na história do século XX e os traumas que uma insólita mas não inverosímil sucessão de acontecimentos pode provocar em várias gerações.

SINOPSE

Num consultório, em pleno transe hipnótico, Carlos Noronha é o narrador improvável de uma história que atravessa gerações. Nos anos quarenta, durante a Segunda Guerra Mundial, chega à Ericeira Otto Seelig, vinte e quatro anos de idade, apátrida nascido em Berlim em 1919, refugiado, fotógrafo. Muitos anos mais tarde, também na Ericeira, Marta Almeida instala-se na Pensão Miranda procurando obter informações sobre um avô paterno que nunca conheceu. As pistas de que dispõe são escassas e são já poucos os que conservam uma memória daqueles tempos.

SOBRE O AUTOR

Vítor Nogueira (novembro de 1966) nasceu em Vila Real, onde vive e trabalha como gestor cultural. Entre outros equipamentos daquela cidade, dirigiu durante uma década o Teatro Municipal e atualmente dirige a Biblioteca Pública. Tem cerca de duas dezenas de livros publicados, nos domínios da poesia, da ficção e do ensaio.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK