Jorge Sousa Braga revela-nos novas reflexões pessoais em A Matéria Escura e outros poemas, obra que se inspira naquela que, em Cosmologia, é uma forma postulada de matéria que não interage com a matéria comum, nem consigo mesma. Ela só interage gravitacionalmente e, por isso, a sua presença pode ser inferida a partir de efeitos gravitacionais sobre a matéria visível: galáxias distantes, enxames de estrelas, quasares, poemas quânticos, princípios de incerteza. Sobretudo acerca daquilo que nos rodeia: «Olhar uma pedra / até que ela / floresça // Ao redor / duma pedra / azáleas vermelhas.»
Este é o mais recente livro de poesia de Jorge Sousa Braga, marcando o fim de um longo interregno após a publicação de O Novíssimo Testamento e outros poemas, em 2012.
O livro estará disponível nas livrarias a 19 de março.
O CÉREBRO
O cérebro tem dez milhões de células em contacto
umas com as outras e dez triliões de conexões
Tanta conexão
e tanta solidão
SEXO
No fundo
é tudo
uma questão
de fricção
Ou
não
O autor:
Jorge Sousa Braga nasceu em Cervães, Vila Verde, em 1957. Concluiu o curso de Medicina da Universidade do Porto em 1981, com a especialidade de Obstetrícia/Ginecologia. Iniciou a sua carreira profissional no Hospital de Santo António, no Porto, cidade onde vive há largos anos, tendo vindo a trabalhar na consulta de casos de esterilidade/infertilidade. Autor de uma vasta obra poética, iniciada em 1981, tem participado igualmente em numerosas antologias, como organizador e/ou tradutor. A escrita de livros infantis é outro dos seus talentos. O seu Herbário (2014) foi distinguido com o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura Infantil.