2020-12-16

Luís Filipe Castro Mendes vence o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes

Luís Filipe Castro Mendes acaba de vencer por unanimidade o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/Câmara Municipal de Amarante 2019, pelo livro Poemas Reunidos.

Partilhar:

Instituído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) e patrocinado pela Câmara Municipal de Amarante, este prémio no montante de 12.500 euros destina-se a galardoar, bienalmente, obras completas de poesia ou antologias poéticas de autores portugueses.

 

Sobre a obra de Luís Filipe Castro Mendes, o júri constituído por Clara Rocha, Isabel Cristina Mateus e José Tolentino Mendonça destacou «a revisitação e renovação das formas clássicas, elegia e soneto, e, em especial, a relação com a tradição camoniana». «O jogo dialógico com os autores do cânone cultural ocidental, bem como a ponte intercultural com o Oriente e o Brasil», também estiveram na base da decisão do júri, que sublinhou ainda «a visão irónica e auto irónica relativamente à contemporaneidade».

 

Poemas Reunidos foi editado pela Assírio & Alvim em 2018.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK