2021-04-15

Olhando como Ulisses para um mundo à deriva

Depois de Poemas Reunidos, vencedor do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes 2019, para Luís Filipe Castro Mendes é tempo de Voltar.

Partilhar:

De novo embarcados, chegamos a Voltar, onde Luís Filipe Castro Mendes nos faz olhar através de Ulisses para um mundo que ficou à deriva. Ele aguarda-nos, trazendo as memórias dos lugares e pessoas que o povoam. Mas será a Ítaca que nos espera a terra que outrora conhecemos?

 

DESCIDA AOS INFERNOS

 

Quem, por merecida e dura pena,

encontrarei aqui?

 

Meus inimigos não, que os abandonei.

E os amigos foram como areia

que o vento espalhou para longe de mim.

 

Os indiferentes, então, punhos acesos,

na hostil distância que se abre aqui.

 

O livro estará disponível nas livrarias a 15 de abril.

 

A 4 de maio, às 21:00, decorre o lançamento online da obra, no Facebook da Assírio & Alvim, num live streaming protagonizado pelo autor, tendo Fernando Pinto do Amaral como convidado e o editor Vasco David como anfitrião.

 

O autor

Luís Filipe Castro Mendes nasceu em 1950 e, ainda muito cedo, entre 1965 e 1967, foi colaborador do jornal Diário de Lisboa-Juvenil. Em 1974, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e desenvolveu, a partir de 1975, uma longa carreira diplomática. Entre outros cargos, foi Cônsul Geral no Rio de Janeiro e depois Embaixador em Budapeste, Nova Deli, junto da UNESCO e junto do Conselho da Europa, em Estrasburgo. Foi Ministro da Cultura do XXI Governo Constitucional da República Portuguesa. Enquadrável numa estética pós-modernista, a sua obra revela um universo enigmático onde o fingimento e a sinceridade, o romântico e o clássico, a regra e o jogo conduzem às realizações mais lapidares e expressivas. Publicou na Assírio & Alvim os livros A Misericórdia dos Mercados, Outro Ulisses Regressa a Casa e Poemas Reunidos, título vencedor do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/ Câmara Municipal de Amarante 2019.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK