«As peças teatrais que Manuel António Pina escreveu com destino ao público infantojuvenil nasceram da mesma e irrecusável intuição de que o poder inventivo da sua poesia poderia ser facilmente transferido para o vasto campo da escrita destinada aos mais novos, ignorando as fronteiras dos géneros e rompendo com os estereótipos e as convenções então dominantes.» Assim enfatiza Maria João Reynaud no prefácio de Teatro, obra que cristaliza em quase 500 páginas a produção concebida entre 1978 e 2009, um verdadeiro tesouro ao qual são acrescentados os cartazes, os textos dos programas e as fichas técnicas dos espetáculos levados à cena.
O livro já se encontra disponível nas livrarias e em venda online.
No âmbito da Feira do Livro do Porto, a 4 de setembro, às 20h00, a Concha Acústica do Palácio de Cristal acolhe a sessão de lançamento do livro, com a participação dos organizadores da obra, Maria João Reynaud e João Luiz, de Rui Lage (comissário da FLP2023) e de Rui Spranger (ator/encenador).
SOBRE O LIVRO
De O Maior Intelectual do Mundo a História do Sábio Fechado na Sua Biblioteca, aqui se reúnem todas as peças publicadas de Manuel António Pina, o autor que amava o teatro infantojuvenil. Com organização e textos de Maria João Reynaud e João Luiz, dois amigos de longa data do escritor e fundadores do teatro Pé de Vento, esta é uma celebração da inventividade, alegria e génio de Manuel António Pina.
SOBRE O AUTOR
Jornalista e escritor, Manuel António Pina nasceu no ano de 1943, no Sabugal, na Beira Alta, e faleceu a 19 de outubro de 2012, no Porto. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1971, exerceu advocacia e foi técnico de publicidade. Abraçou a carreira de jornalista no Jornal de Notícias, onde passou a editor, e mais tarde cronista. Autor de livros para a infância e juventude e de textos poéticos, a sua obra apresenta uma grande coesão estrutural e reflete uma grande criatividade.