2018-09-25

Uma antologia sobre o corpo na poesia portuguesa

Livro será apresentado este sábado durante as jornadas Carmina, em Vila Nova de Famalicão.

Partilhar:

A Assírio & Alvim publica a 27 de setembro o livro Do Corpo: outras habitações, antologia que reúne poemas de vários autores portugueses, desde as primeiras décadas do século XX até hoje.

Com organização e apresentação da poeta Ana Luísa Amaral e de Marinela Freitas, investigadora na área da literatura, os poemas selecionados nesta antologia centram-se em diversos temas respeitantes ao corpo, tais como as identidades sexuais, as convenções de género, o amor, o erotismo, a sexualidade. Este livro será apresentado a 29 de setembro, sábado, na Fundação Cupertino de Miranda, no âmbito da terceira edição das jornadas Carmina, em V. N. de Famalicão.
«O título que escolhemos para esta antologia […] sugere já a inflexão teórica da nossa escolha: os corpos que emergem dos poemas aqui apresentados assumem-se como sujeitos privilegiados de discurso e como local de resistência e de insubmissão, permitindo leituras estruturadas a partir das categorias do género, do sexo e das sexualidades. Assim, esta antologia pretende oferecer um panorama de alguma poesia portuguesa moderna e contemporânea cujos focos centrais são o corpo, as identidades e o desejo.» [da apresentação de Ana Luísa Amaral e Marinela Freitas]

Poetas presentes na antologia

Adília Lopes, Al Berto, Alberto Pimenta, Alexandre O’Neill, Ana Hatherly, Ana Marques Gastão, António Botto, Armando Côrtes-Rodrigues, Armando Silva Carvalho, Boaventura de Sousa Santos, David Mourão-Ferreira, Eduardo Pitta, Eugénio de Andrade, Fernando Aguiar, Filipa Leal, Florbela Espanca, Gastão Cruz, Golgona Anghel, Helder Macedo, Helga Moreira, Irene Lisboa, Isabel de Sá, Joana Espain, Jorge Sousa Braga, José Carlos Ary dos Santos, Luís Miguel Nava, Luiza Neto Jorge, Manuela Amaral, Margarida Vale de Gato, Maria Andresen, Maria do Rosário Pedreira, Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Mário Cesariny, Mário de Sá-Carneiro, Natália Correia, Nuno Júdice, Pedro Homem de Mello, Rosa Maria Martelo, Sophia de Mello Breyner Andresen

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK