2021-06-04

Uma Catalunha para descobrir em verso

Assírio & Alvim publica Resistir ao Tempo, antologia bilingue de poesia catalã

Partilhar:

Volvidos mais de vinte anos desde o último esforço para dar a conhecer uma antologia de poesia catalã aos leitores portugueses, Resistir ao Tempo é um novo fôlego na promoção desse território prenhe de vozes singulares.

Desde as suas origens até à atualidade e numa edição bilingue, esta antologia entrega-nos uma nova Catalunha por descobrir.

 

O livro estará disponível nas livrarias a 9 de junho.

 

Desenhado pela mão dos organizadores e tradutores Àlex Tarradellas, Rita Custódio e Sion Serra Lopes, é-nos assim explicado o título deste projeto: «Ao longo da selecção, o leitor vai poder comprovar que muitos dos poemas abordam a passagem do tempo com conotações muito diversas. Termos como a saudade portuguesa, a morriña galega, a nostalgia e a enyorança catalã são uma prova de que o tempo é uma constante em toda a poesia. [...] Pode parecer utópico, mas, como disse Gabriel Celaya, “la poesía es un arma cargada de futuro”. Joan Brossa tem um poema visual no qual também define a poesia como uma arma. E a melhor arma para resistir ao tempo é a poesia. Que nunca se esgote a pólvora dos versos.».

 

No dia 18 de junho, às 18:00, decorre o lançamento da obra, numa sessão a realizar no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, com o apoio da Delegação do Governo da Catalunha em Portugal.

 

SOBRE OS AUTORES

Ordenado de forma cronológica, o presente volume reúne 87 autores, desde o pioneiro Ramon Llull (1232–1316) aos contemporâneos Manuel Forcano e Gemma Gorga.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK