2024-05-09

Viageira que percorreste um caminho

Atravessar o Frio, o primeiro de dois volumes antológicos de Luísa Freire

Partilhar:

Luísa Freire é um caso raro na poesia portuguesa: ao arrepio da voragem de publicação, a autora compila, faz e desfaz os seus livros ao longo de anos, maturando ideias, despedindo-se de versos, convidando outros tantos a juntar-se aos seus companheiros de tempos anteriores.

Só assim se explica que publique agora, como outrora havia feito, o primeiro de dois volumes intitulados Atravessar o Frio. Neste primeiro tomo, temos a sua poesia inédita entre os anos 2011 e 2017, num total de treze livros.

 

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 16 de maio.

 

A criança que em ti vive celebra em tua velhice todo o espanto da infância.

 

SOBRE A AUTORA

Luísa Freire nasceu em 1933, em Castelo Branco. Completou a licenciatura em Filologia Germânica em 1958, em Coimbra; fez o mestrado em Literaturas Comparadas em 1994, na Universidade Nova de Lisboa. Foi professora do Ensino Secundário em Elvas e Lisboa; orientou os Estágios Pedagógicos na Escola Superior de Educação de Portalegre e trabalhou no Ministério da Educação. Aposentada em 1995, é membro do Instituto de Estudos sobre o Modernismo da FCSH e, nessa qualidade, se tem dedicado à investigação da obra pessoana, sobretudo no campo da sua poesia inglesa, que publicou e traduziu. É autora de poesia, de ensaio e de tradução. Tem artigos e poemas editados em antologias, revistas e jornais.