2018-05-24

A meia-noite. Visão estelar de um momento de guerra

Uma nova visão sobre a Primeira Guerra Mundial escrita por um dos grandes autores espanhóis do século XX

Partilhar:

No ano em que se celebra o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial, a Assírio & Alvim publica, a 24 de maio, A meia-noite. Visão estelar de um momento de guerra, de Ramón del Valle-Inclán, um livro que reúne impressões recolhidas pessoalmente pelo célebre autor espanhol nas trincheiras da Primeira Guerra, que visitou em 1916 a convite do Governo francês.

A propósito de A meia-noite, Pedro Ventura, tradutor da obra, diz-nos na sua introdução que neste livro «durante muito tempo relegado dentro da sua obra e mal estudado, mas de grande valor literário, Valle-Inclán oferece […] uma visão total e inovadora da guerra numa narrativa radicalmente moderna, que representa por sua vez um ponto de inflexão na sua trajetória, situando-o na senda da renovação dos géneros literários no século XX.»

SOBRE O AUTOR

Ramón del Valle-Inclán foi dramaturgo, poeta e romancista. É considerado um dos autores espanhóis mais importantes do século XX. Nasceu em Pontevedra em 1866, numa família da aristocracia galega com convicções liberais. Em 1895 publica o seu primeiro livro, Femininas. Instala-se em Madrid, onde vai publicando contos, traduções, artigos, até que, em 1902, publica Sonata de Outono, iniciando uma das mais inovadoras obras literárias de Espanha, reconhecida internacionalmente. Seguem-se as demais Sonatas (1903-1905) e diversas peças de teatro. Em 1920 publica, entre outras, as peças Divinas Palavras e Luzes de Boémia, o seu primeiro esperpento, termo que inventou para designar a sua peculiar maneira de deformar o mundo, mordaz, dramática, grotesca. De 1926 é o seu romance mais célebre, Tirano Banderas. A instauração da República em 1931 trouxe-lhe algum reconhecimento público, e chegou a ser presidente do Ateneo de Madrid (1932). Morreu em Santiago de Compostela, aos 69 anos, em 1936.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK