2018-04-16

Antologia de Wordsworth em edição bilingue

A seleção e a tradução dos poemas estiveram a cargo de Daniel Jonas

Partilhar:

Poemas Escolhidos, antologia poética de William Wordsworth, é a novidade que a Assírio & Alvim publica a 26 de abril, em edição bilingue, com seleção e tradução de Daniel Jonas.

Esta antologia apresenta uma escolha de poemas daquele que foi um dos impulsionadores da génese do movimento romântico, poeta de linguagem acessível e coloquial, que cantou, nas palavras de Daniel Jonas, «a realidade aliada a um elemento rústico-lírico, o elogio do trabalhador braçal, do camponês, do pobre órfão, o regresso à natureza e à simplicidade da moça do campo, a fulminante beleza da celidónia». Uma poesia próxima e conhecida do leitor, como nos diz também Daniel Jonas no seu prefácio: «[…] o poeta que leremos [nesta antologia] não nos é desconhecido. Ainda que convictamente pudéssemos afirmar nunca termos lido o poeta em questão, a sua poesia é de tal maneira uma aquisição colectiva que torna o seu anonimato meramente uma questão formal. De facto, Wordsworth, de maior ou menor maneira, constitui-nos a nós, leitores mais ou menos aparentados com um certo tipo de imposição social e cultural.»

SOBRE O AUTOR

William Wordsworth nasceu em Cumberland, Inglaterra, em 1770. Estreou-se na literatura em 1787, quando publicou um poema no The European Magazine. No mesmo ano, começou a estudar em Cambridge, onde se entusiasmou com os ideais da Revolução Francesa, e formou-se em Artes em 1791. Em 1798 publicou, juntamente com Samuel Taylor Coleridge, a antologia poética Lyrical Ballads, cujo prefácio é muitas vezes considerado o manifesto do romantismo inglês. Em 1798 Wordsworth começou a escrever um longo poema autobiográfico, Poem to Coleridge, publicado alguns meses depois da sua morte com o título The Prelude. O poeta morreu com oitenta anos em 1850.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK