2019-09-09

Da Sebe ao Ser

Nova edição de livro de Maria Gabriela Llansol inclui textos inéditos

Partilhar:

A 12 de setembro, a Assírio & Alvim publica Da Sebe ao Ser, de Maria Gabriela Llansol, com organização de João Barrento e Maria Etelvina Santos. Publicado pela primeira vez em 1988, este livro reedita-se agora com um núcleo significativo de textos inéditos, provenientes da alargada fase da escrita desta obra, que ocupa os anos de 1980 a 1984, fase final do exílio da autora na Bélgica.

Da Sebe ao Ser apresenta-nos uma estrutura diferente dos outros livros de Llansol, fragmentada em «versículos» inspirados nos Salmos, o que, como referem no prefácio os organizadores deste livro, lhe confere um carácter mais disperso e uma maior complexidade narrativa. Nesta obra encontramos, também, figuras recuperadas de outros livros da autora, assim como figuras novas, ora imaginadas, ora centradas na saga dos descobrimentos. Muito importante é o tema que assim nos descreve a própria Llansol: «circunscrevi-me ao problema do poder e à meditação sobre as diferentes naturezas de quem é pobre».

SOBRE A AUTORA

Nasceu em Lisboa em 1931. É apontada por muitos como um dos nomes mais inovadores e importantes da ficção portuguesa contemporânea. Levando às últimas consequências a criação de um universo pessoal que desde os anos 60 não tem paralelo na literatura portuguesa, a obra de Maria Gabriela Llansol estilhaça as fronteiras entre o que designamos por ficção, diário, poesia, ensaio ou memórias. Faleceu em 2008.