Os textos reunidos em Poemas em Prosa configuram a primeira parte de Divagações, livro editado em 1897, uma recolha de textos poéticos e reflexões críticas publicada por Stéphane Mallarmé. Quanto à essência da obra, nela o leitor encontrará um conjunto de descrições do quotidiano metamorfoseado pelo impressionante trabalho de linguagem daquele que é considerado o principal poeta do Simbolismo.
O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 10 de fevereiro.
SOBRE O LIVRO
Nestes escritos a que o autor gostava de chamar «poemas críticos», ou «anedotas», a linguagem, ritmo e prosódia de cada palavra comunicam entre si. Partindo da narração de episódios tão poéticos quanto prosaicos – um passeio de coche em direção a uma feira, o som de uma palavra e suas sombrias analogias –, Mallarmé, nunca nomeando diretamente o objeto da sua reflexão, mas aludindo aos seus matizes e atmosfera, coloca o papel ativo de decifrar as imagens de cada historieta no próprio leitor. Caberá a ele fruir das longas frases que invertem a sua ordem natural e se desdobram numa lógica sinuosa, absorvendo lentamente a música e o sentido desta poesia.
SOBRE O AUTOR
O poeta francês e figura cimeira da modernidade poética nasceu a 18 de março de 1842 em Paris e morreu em Valvins a 9 de setembro de 1898. Mallarmé forma, juntamente com Verlaine e Rimbaud, o núcleo do movimento simbolista francês. O seu estilo fin-de-siècle antecipa muitos dos desenvolvimentos que viriam a surgir com o Dadaísmo, o Surrealismo e o Futurismo, como a fusão entre arte e poesia, os jogos de signos e a tensão entre palavras e imagens, estando também, por isso, entre os precursores da poesia concreta ao lado de Guillaume Apollinaire e Ezra Pound.