2019-02-05

Instruções para Atravessar o Deserto

A poesia de Juan Vicente Piqueras pela primeira vez em português

Partilhar:

A 14 de fevereiro a Assírio & Alvim publica Instruções para Atravessar o Deserto, de Juan Vicente Piqueras, antologia bilingue que nos apresenta, pela primeira vez em Portugal, a poesia do galardoado autor espanhol.

«Toda a minha poesia não é mais do que uma sucessão de humildes variações sobre o tema da Odisseia.» - diz-nos o próprio poeta que, «Alheio a modas, etiquetas e correntes literárias, é um dos poetas mais originais e interessantes do panorama literário espanhol. Os seus versos são de uma riqueza expressiva extraordinária, com uma delicada destreza na criação de imagens.», escreveu Jesús Bregante, autor do Diccionario de Literatura Española.
A obra será apresentada no encontro Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, no dia 21 de fevereiro.


O CÉU DOS CHARCOS

Há que procurar os passos que daremos
e despedaçar o céu dos charcos.

O azul de outra voz, o puro ar,
a pérola de uma dor bem padecida
e a luz animal da alegria.

Há que procurar a vida que nos procura,
o despedaçado céu dos charcos.

SOBRE O AUTOR

Juan Vicente Piqueras nasceu em 1960 em Los Duques de Requena (Valência). Fez a licenciatura em Filologia Hispânica e saiu do seu país em 1985. Roma foi a sua cidade durante dezanove anos. Viveu também em França, na Grécia, na Argélia, e vive agora em Lisboa, onde é Diretor de Estudos no Instituto Cervantes. A par da sua atividade poética, que tem vindo a ser reconhecida com a atribuição de diversos prémios e com a tradução dos seus livros em vários países, tem sido o tradutor de importantes poetas para a língua castelhana, entre eles Tonino Guerra.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK