2017-05-09

O nome e a poesia

What’s in a Name é o novo livro de Ana Luísa Amaral.

Partilhar:

O mais recente livro de Ana Luísa Amaral, What’s in a Name, é publicado pela Assírio & Alvim a 27 de abril.

A estranheza do inglês no título expressa a ambivalência da relação, de que sempre a poesia viveu, entre a coisa (nossa, do mundo) e a sua nomeação, apontando para a multiplicidade de sentidos que há neste livro. Nele se cruzam, em cumplicidade, o quotidiano e o cósmico, o poético e o político, a comoção e a ironia, o espanto e a indignação – em suma, a palavra e a vida. O lançamento deste livro no Porto será a 6 de maio, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, às 17:00. Em Lisboa, o livro será apresentado por Lídia Jorge a 8 de maio, às 18:30, na Casa Fernando Pessoa, numa sessão que conta com uma interpretação ao piano por Álvaro Teixeira Lopes e leitura de poemas por Pedro Lamares e pela autora.

ONDAS GRAVITACIONAIS:
REGISTOS Explodiram pelo espaço em rota para lá
da imaginação. Não se sabe de Deus
neste processo de fenda de universos

E as palavras hesitam-se,
paradas.

           Não se ouviu nada, nada foi visto
claramente visto, mas é o que se chama
nesta língua de nós, criada e aprendida
em formato de azul: registo
SOBRE A AUTORA

Ana Luísa Amaral ensinou na Faculdade de Letras do Porto e tem um doutoramento sobre Emily Dickinson. É autora de mais de duas dezenas de livros de poesia e livros infantis e traduziu diversos autores para a nossa língua, como John Updike ou Emily Dickinson. A sua obra encontra-se traduzida e publicada em vários países, tendo obtido diversos prémios, de que destacamos o Prémio Literário Correntes d'Escritas, o Premio Letterario Poesia Giuseppe Acerbi ou o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK