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SINOPSE

Este é o mais recente livro de poesia de Gastão Cruz, nome incontornável da poesia portuguesa contemporânea, reconhecido pelos leitores e pela crítica, como o prova a sua recente nomeação como finalista do Prémio Portugal Telecom de Literatura 2012.

TW, Dragon Country

Acreditávamos no tempo quando
o país do dragão era um espectáculo
de fronteira inviolável, e a angústia
não saía de dentro do cenário, e a
emoção era um lugar fictício:
acreditar no
tempo o erro mais terrível
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CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Recusando o torrencial, o descritivismo, preferindo uma toada dramático-narrativa, é este um dos pontos mais altos da obra de Gastão Cruz. Não se trata exatamente de viver nesse lugar inexistente do “país do Dragão” de Tennessee Williams, mas de entender – de forma incisiva e lapidar, curta e sem excessos – quanto a poesia é esse mundo irreal-real, afinal tão semelhante à vida […].»
António Carlos Cortez, JL
«É da passagem do tempo e da morte como facto irremediável que estes poemas curtos s e ocupam, lembrando encontros, hábitos, amores, doenças. […] Gastão faz questão de acentuar que a “vida da poesia” é em grande medida a vida do poema e não uma fácil transposição do biográfico para o textual. O vivido, mesmo quando eufórico ou feliz, está manchado pela precariedade, a falta de sentido, a incerteza, ou aquela “ignorância possível” a que chamamos “experiência”. Por isso, as emoções que agora recordamos, não sendo exactamente falsas, surgem degradadas pela temporalidade: “[…] a/ emoção era um lugar fictício:/ acredito no/ tempo o erro mais terrível”.»
Pedro Mexia, Expresso

DETALHES DO PRODUTO

Fogo
ISBN:978-972-37-1676-4
Edição/reimpressão:02-2013
Editor:Assírio & Alvim
Código:79340
Idioma:Português
Dimensões:145 x 205 x 7 mm
Encadernação:Capa mole
Páginas:64
Tipo de Produto:Livro
Poeta e ensaísta português, Gastão Cruz nasceu em 1941, na cidade de Faro, no Algarve, e licenciou-se pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em Filologia Germânica.
Professor do ensino secundário, o autor exerceu paralelamente, entre 1980 e 1986, a carreira de leitor de Português no King's College de Londres e dirigiu, nos anos 70 a 90, após a morte de Carlos Ferreira, o grupo de teatro Teatro Hoje/Teatro da Graça que ajudou a fundar.
O gosto pelo teatro e pelo mundo da poesia "empurra-o" para a tradução de títulos dramáticos de, entre outros autores, Strindberg, Shakespeare (Conto de Inverno) e Cocteau e para a organização de recitais dramatizados que proporcionam uma intensa divulgação poética.
Ainda muito jovem, com apenas 19 anos, Gastão Cruz, manifestando já um grande apego pelo texto poético, publica o seu primeiro livro, A Morte Percutiva, no volume colectivo intitulado Poesia 61, que compila textos de uma plêiade de cinco jovens poetas: Casimiro de Brito, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge e Maria Teresa Horta.
Homem com uma forte ligação à terra onde nasceu, o autor sente uma grande revolta quando olha para o que o rodeia. A destruição do cenário que o viu nascer e crescer, nomeadamente o da Ilha de Faro onde passava as férias de Verão: o mar, a areia, os cardos, as plantas e os seus aromas e, sobretudo, o silêncio e o isolamento são temas recorrentes na sua poética. Mas, na sua obra, perpassam temas diversos como a dor, a metamorfose, a guerra colonial (Outro Nome e Aves), a morte (Pedras Negras).
Começando por assumir uma escrita experimentalista, Gastão Cruz adoptou depois formas clássicas como o soneto e a canção, que reflectem bem, desde os anos 60, a influência de Camões que, aliás, o autor não desmente. As suas obras são caracterizadas pela contenção quantitativa, sendo assim reduzido o número de textos que compõem cada volume. Ao contrário, cada um destes textos são portadores de uma grande densidade de significação e formam entre si uma unidade que se estrutura como uma teia. Orgão de Luzes, por exemplo, é composto por 15 poemas caracterizados por um vocabulário escasso e por um "virar" do sujeito poético para si próprio, como se fechado dentro de uma Campânula (título de um outro livro publicado em 1978).
Acreditando que a poesia deve conter um "discurso autónomo", correspondendo a um "sistema com as suas leis próprias", Gastão Cruz considera que esta deve resultar de um trabalho de composição consistente e rigoroso.
Autor de uma obra muito diversa, publicou, entre outros, os seguintes títulos: A Morte Percutiva; A poesia Portuguesa Hoje, 1973; Campânula, 1978; Orgão de Luzes; Transe (1960-1990); As Pedras Negras, 1995; Poesia Reunida, 1999; Crateras, 2000 que recebeu o Prémio D. Dinis.
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